Em algum lugar do Universo, em uma galáxia em Espiral chamada Via Láctea, se encontra o nosso Sistema Solar. O Sistema solar não é formado apenas pelo Sol e os Planetas, mas também por Cometas, Asteroides e Planetas Anões.
Aqui daremos maior destaque aos planetas e o Sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, os chamados planetas terrestres; Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, os chamados planetas gasosos.
Mercúrio
Mercúrio é o menor em tamanho e massa de todos os planetas. Um dia neste planeta tem a duração maior do que um ano, o que faz com que o lado voltado para o Sol seja sempre muito quente enquanto o outro lado tenha temperaturas negativas. Mercúrio não tem atmosfera e nenhum satélite.
Vênus
Vênus é um dos objetos mais brilhantes do sistema solar e por isso é muitas vezes chamado de estrela da manhã ou estrela d’alva. Também é, de longe, o planeta mais quente, em que grandes e espessas nuvens faz com que exista um efeito estufa que deixa a temperatura próxima a 470 graus Celsius. A pressão atmosférica é 92 vezes maior do que a da Terra.Vênus também não tem satélite.
Terra
A Terra é o único planeta com temperaturas moderadas o suficiente para permitir água em estado líquido, além disso é até agora o único lugar em que sabemos da existência de vida. A Terra tem um satélite, a Lua.
Marte
Marte é o segundo menor planeta do sistema solar e muitas vezes é chamado de planeta vermelho por sua coloração, efeito da poeira e do óxido de ferro na atmosfera. Apesar de pequeno, possui massa o suficiente para manter uma atmosfera. Neste planeta se localiza a maior montanha do Sistema Solar, o Monte Olimpo, mais de três vezes maior que o Monte Everest. Recentemente foi descoberto gelo nos polos de Marte. Este planeta tem dois satélites, Phobos e Deimos.
No espaço situado entre Marte e Júpiter se localiza o Cinturão de Asteroides, marcando um limite físico entre os planetas Terrestres e os Planetas Gasosos.
Júpiter
Júpiter é o maior e com mais massa entre os planetas do sistema solar e formado principalmente por hidrogênio e hélio. Este planeta é tão grande que atrai a maioria dos asteróides que poderiam atingir a Terra. Muitas tempestades ocorrem neste planeta e a maior destas tempestades é chamada de a Grande Mancha Vermelha, ela é três vezes maior que a Terra. Júpiter tem sessenta e cinco satélites.
Saturno
Saturno é o segundo maior planeta e possui a menor densidade de todos os 8 planetas, menor até mesmo do que a água. Este planeta poderia boiar em uma banheira gigante. Sua maior característica, no entanto, é seu grande sistema de anéis, que são formados por poeira, rochas e gelo. Não é apenas um anel, mas um grande complexo de anéis que podem ter de poucas centenas de metros a 1,5km. Saturno tem sessenta e dois satélites.
Urano
Urano é o terceiro maior planeta e um dos mais frios de todos, e também é o primeiro planeta a ser descoberto na era moderna da Astronomia. O que o diferencia dos outros planetas é que o seu eixo de rotação é inclinado lateralmente, o que faz com que seus anéis também se tornem inclinados. Como possui um sistema de anéis menor do que Saturno, geralmente Urano não é lembrado por seus anéis. Ele tem vinte e sete satélites.
Netuno
Netuno é o último planeta do sistema solar e é semelhante ao tamanho de Urano, porém muito mais distante do Sol a ponto que um ano em Netuno equivalha a 164 anos terrestres. A maior velocidade de vento já medida no sistema solar ocorreu em uma tempestade em Netuno: aproximadamente 2.100 quilômetros por hora. Aliás, as várias manchas escuras visíveis em Netuno são imensas tempestades. Netuno tem 14 Satélites.
Mas e quanto a Plutão? Plutão, assim como Ceres, Éris, Makemake e Haumea são considerados como Planetas Anões por não atingirem os três critérios definidos pela União Astronômica Internacional:
1 - Estar em órbita ao redor de uma estrela;
2 - Possuir a sua própria gravidade, fator responsável para que apresente uma forma arredondada;
3 - Possuir a sua órbita livre, o que quer dizer que o caminho que o planeta faz não pode ser influenciado ou obstruído por nenhum outro planeta.
Além destes Planetas e Planetas Anões, existem vários objetos que se localizam no Cinturão de Kuiper, que é o nome que damos para a região além da órbita de Netuno.
Voltando aos Planetas, ao compararmos os seus tamanhos nestas montagens realizadas com imagens da NASA as diferenças entre eles se tornam muito evidentes. Júpiter é o líder, fazendo com que equivalha a 70% da massa de todos os planetas do Sistema Solar, enquanto Mercúrio, é menor até mesmo do que alguns satélites de Júpiter. Mas mesmo o gigante Júpiter é um anão quando se compara à nossa estrela: o Sol equivale a 99,86% da massa de todo o nosso sistema solar, sendo composto principalmente de hidrogênio e hélio.
Você também pode acompanhar a animação da Postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário