A Escala Numérica
Como o próprio nome indica, a escala numérica é representada por números.
Ex: 1:100.000 (lê-se 1 para 100 mil)
Para melhor compreender a escala numérica, devemos considerá-la como uma fração, no exemplo de 1:100.000, podemos considerá-la da seguinte forma:
Isso equivale a dizer que cada centímetro medido no mapa equivale a 100.000 centímetros no terreno verdadeiro.
Nos mapas normalmente realizamos medidas em centímetro, no entanto não utilizamos centímetros para medir terrenos e distâncias. Neste caso, devemos converter as medidas para metros ou para quilômetros. Observe a tabela de conversão:
A Escala Gráfica
Este tipo de escala é representada por um segmento de reta. Neste segmento, cada centímetro equivale diretamente ao número de metros ou de quilômetros descrito na régua do desenho, sem a necessidade de conversão. Normalmente a régua graduada corresponde a um centímetro
.
As vantagens de cada tipo de Escala
A Escala Numérica torna mais simples o cálculo de distâncias, devendo apenas utilizar a fórmula a seguir.
A Escala Gráfica, em tempos de xerox, scanners e outras formas de digitalização, torna mais correto o seu uso, uma vez que ao se ampliar ou reduzir o mapa, as proporções juntamente o a escala são modificadas.
O Tamanho da Escala
O tamanho da escala está diretamente relacionado ao uso e funcionalidade do mapa em questão. A escala determina o tamanho da área representada e o nível de detalhes do mapa em questão.
Considere duas escalas:
a) 1:25.000
b) 1:100.000
Neste exemplo, embora o módulo da escala B seja maior do que o da escala A, a escala A é maior do que a escala B, pois as escalas, como já mencionado, são frações. Assim 1 divido por 25.000 é um número maior do que 1 dividido por 100.000.
Quanto maior for o módulo da escala (o número), menor ela será, ou seja, ela permitirá representar uma área maior em um mapa menor. Porém quanto menor for a escala, menos detalhes o mapa apresentará. Quanto maior for a escala, maior será o mapa para representar uma área e maior será o seu número de detalhes.
Escala Menor |
Escala Maior |
O Cálculo de Escala
Quando vê-se um problema sobre escalas existem três variantes envolvidas:
D = A distância real
d = A distância medida no mapa
E = A Escala do Mapa.
Através de duas variantes conhecidas pode-se calcular a terceira variante através da fórmula de escala:
D = d . E
A fórmula basicamente expressa que o tamanho real é o tamanho medido no mapa multiplicado pela escala.
Exercício 1: A distância entre o ponto A e o ponto B em um mapa foi medida em 2,5 cm. Considerando a escala do mapa em 1: 5.000.000, qual é a distância real entre os dois pontos?
Os dados citados são:
D = ?
d = 2,5 cm
E = 5.000.000
Montamos a fórmula: D = 2,5 x 5.000.000
D = 12.500.000 cm
Como se trata de distâncias, devemos considerar a resposta em metros ou quilômetros utilizando a tabela no início do post. A resposta seria:
D = 125 Km (ou 125.000m)
Uma variação da fórmula é a seguinte:
Exercício 2: Qual é a escala de um mapa em que o ponto A e o ponto B se encontram a 5 cm de distância um do outro, sendo que, no mundo real, eles estão separados por 1km?
Inicialmente, deve-se transformar os valores da distância real em centímetros, de acordo com a tabela no início do post. Assim, os dados são:
E = ?
d = 5 cm
D = 1km (100.000 cm)
Aplicando a fórmula,
E = 1: 20.000
Para saber mais, acompanhe o Blog e o canal no YouTube!
Nenhum comentário:
Postar um comentário