Quais horas os relógios estão marcando nas áreas onde é noite e nas áreas em que é dia? Você já reparou que, no mesmo momento, o horário de Brasília e o de uma cidade europeia é bem diferente? Marcam-se várias horas diferentes. Por que isso ocorre?
A ideia de fuso permitiu calcular as horas da Terra. O fuso é o intervalo entre dois meridianos.
Sabe-se que, quando um lado da Terra está exposto ao Sol, no outro lado é noite. Ou seja, na Terra há lugares em que o Sol está surgindo (movimento aparente do Sol), outros em que o dia já está claro e também lugares nos quais o Sol está desaparecendo no horizonte, enquanto a noite cobre outras localidades. Portanto, cada lugar da Terra está num momento diferente do dia.
Considerando que a Terra completa seu movimento de rotação em 24 horas, foi criada uma medida para estabelecer em que momento da rotação do nosso planeta cada localidade se encontra. Assim foram instituídos os fusos horários.
Para medir as horas, definiram-se fusos, cuja extensão é de 15° cada um. Mas por quê 15°? É simples. Porque a esfera terrestre possui 360°. Dividindo-se 360° por 24 horas, veremos que cada hora da Rotação corresponde a 15° da superfície terrestre. No Equador, 15° corresponde a 1670 km.
Chegando a essa conclusão, só restava resolver um problema: qual seria o fuso zero a partir do qual as horas dos outros fusos seriam marcadas? O mesmo meridiano de Greenwich, que foi usado como marco zero da longitude também tornou-se a referência para o estabelecimento do fuso zero.
Há uma diferença entre a longitude zero e o fuso horário zero. A longitude zero é a própria linha do meridiano de Greenwich, mas um fuso é um intervalo entre dois meridianos. Por isso, fez-se o seguinte: 7°30' a oeste e 7°30' a leste de Greenwich temos o fuso zero. Somando 7°30' mais 7°30' tem-se 15°. Considerando que devido ao movimento de rotação (a Terra gira de Oeste para Leste), as horas aumentam para Leste e diminuem para Oeste, sendo o Meridiano de Greenwich o meridiano que equivale a 0°. Quando for zero hora nesse fuso, no fuso seguinte a Oeste serão 23 horas. No outro seguinte, 22 horas e assim sucessivamente.
Na realidade, essa divisão de fusos nem sempre é aplicada exatamente em cada país. Alguns países e regiões que possuem três ou mais fusos horários buscaram alternativas para não prejudicar suas atividades. Uma delas foi reunir na mesma hora-relógio dois ou três fusos horários. A Índia, que abrange dois fusos horários (5 horas no primeiro e 6 horas no seguinte em relação a Greenwich) adotou o fuso civil médio de 5h30.
Cálculo de Fusos Horários
As questões da maioria dos vestibulares apresentam distâncias em Longitude que devem ser transformadas em tempo, ou ainda o inverso.
(UFRGS) - Um avião Concorde decola de Paris (48° 50’ N, 2º 20’ E Gr) quando os relógio locais marcam 12 horas. Voa diretamente para o Rio de Janeiro (22° 54’ S e 43° 12’ W Gr), em sentido contrário ao da rotação da Terra, onde pousa após 4 horas de voo. Qual a hora na capital carioca no momento da aterrissagem desse avião?
a) 8 horas
b) 11 horas
c) 13 horas
d) 14 horas
e) 17 horas
Resolução:
Paris e Rio de Janeiro ficam à distância de 45° 32’ de longitude do sentido Leste para Oeste. Sendo que cada 15° correspondem a 1h, estes 45º equivalem a -3h. Sendo somadas às 4h de vôo, o cálculo fica o seguinte: 12h - 3h + 4h = 13h, alternativa “c”
Para saber mais, acompanhe o Blog e o canal no YouTube!
Nenhum comentário:
Postar um comentário